domingo, 26 de junho de 2011

Machadão ganha contornos de canteiro de obras para Arena das Dunas


Foto: Elpídio Júnior
Nas últimas semanas, a imagem nos arredores do estádio Machadão mudou. No lugar de torcedores, times de futebol e funcionários da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o local vai ganhando contornos de um canteiro de obras para a demolição do “poema de concreto” e o erguimento do estádio Arena das Dunas visando os jogos da Copa do Mundo, em 2014.

Funcionários da OAS, empresa baiana que venceu a licitação para realizar a obra já estão realizando seus trabalhos, inclusive já cercando uma grande área ao redor do estádio para o canteiro de obras. Enquanto isso, algumas partes do Machadão já foram removidas e outras aguardam a retirada.
Foto: Arquivo Nominuto.com
Cláudio Porpino, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

Exemplo disso é a grama do campo. O titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Cláudio Porpino, informou que há quase duas semanas o trabalho de retirada do gramado é realizado por funcionários da Secretaria. “Buscamos agora alugar uma máquina para retirar a grama e assim acelerar o serviço”, informou o secretário.

Porpino informou que cerca de 50 pessoas da Semsur e que com a máquina a ser alugada o serviço ganhará em celeridade. O secretário explicou que a grama retirada do Machadão já vem sendo aplicada em espaços públicos. Primeiro na avenida Hermes da Fonseca e depois na Prudente de Moraes.

Já o titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, Demétrio Torres, informou que “os serviços preliminares estão sendo concluídos”. “O detalhamento do projeto e alguns estudos geológicos são alguns desses serviços”, disse.
Foto: Elpídio Júnior


Além disso, Demétrio disse que os funcionários da OAS vão cuidar da remoção da rede elétrica e gás da região. “Tudo para isolar a área da obra”, comentou. Na opinião dele, a obra está “tomando visibilidade”. Demétrio informou que a retirada de catracas, luminárias e outros objetos do estádio são de responsabilidade da Prefeitura de Natal.
Foto: Arquivo Nominuto.com
Demétrio Torre, titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo


Contudo, Demétrio informou que o concreto a ser demolido da estrutura do Machadão será utilizado como “base para pavimentação do local”. Engenheiro, Torres vê que a construção vai ganhar “ritmo de obra em setembro”. “A partir daí vão começar a trabalhar em dois turnos”, informou.

Quanto à implosão e demolição, a expectativa do secretário estadual é que isso aconteça até agosto. “É a maior obra pela sua complexidade”, revela Demétrio. Inclusive, o secretário revelou que esta semana deve ir ao BNDES, no Rio de Janeiro, e manter contato com diretores do Banco sobre a obra no RN.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário