sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vacina: sobram doses contra H1H1 e faltam contra gripe comum

Esta sexta-feira (21) é o último dia de imunização para idosos contra a gripe comum, e para adultos entre 30 e 39 anos contra a H1N1. Quem está inserido em um desses grupos, deve procurar uma unidade de saúde e tomar a dose. Idosos portadores de doenças crônicas também devem ser imunizados contra a gripe H1N1.

Com relação à Gripe A, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) anunciou que estão sobrando doses. Além dos adultos de 30 a 39 anos, pessoas de outras faixas etárias, que não se vacinaram nas etapas anteriores, devem procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a dose.

Já as vacinas contra a gripe comum, destinadas aos idosos com mais de 60 anos, estão faltando em algumas unidades de Natal. Nesta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que para receber a demanda nesta reta final da campanha de vacinação, profissionais e doses de vacina estão sendo remanejados para as principais unidades da capital, que têm registrado o maior movimento.

Segundo a SMS, o Ministério da Saúde só repassou 80% das doses necessárias para vacinar todos os idosos natalenses. Por isso, para ter acesso à dose, a secretaria orienta que o idoso procure, até amanhã (21), uma das unidades de saúde listas abaixo, que estão concentrando a vacinação:

Zona Oeste:
Cidade da Esperança

Zona Sul:
Neópolis, Nova Descoberta, Candelária, Unidade Básica de Satélite, Ponta Negra;

Zona Norte I:
Pajuçara, Redinha, Parque das Dunas, Pompéia, Cidade Praia, Alto da Torre, Gramoré, Vista Verde;

Zona Norte II:
Potengi, Panatis, Igapó, Vale Dourado;

Zona Leste:
São João (Tirol), Alecrim, Mãe Luíza, Rocas.

Gripe A
O Brasil já aplicou mais de 15% de todas as doses de vacina contra H1N1 distribuídas em todo o mundo. Até a última sexta-feira, 57 milhões de brasileiros dos grupos prioritários foram até os postos de saúde para receber a vacina. O último grupo prioritário é o de adultos entre 30 a 39 anos. Dos 30 milhões de pessoas nessa faixa etária, o Ministério da Saúde pretende vacinar pelo menos 24 milhões, ou seja, 80%.


http://www.nominuto.com/noticias/cidades/vacina-sobram-doses-contra-h1h1-e-faltam-contra-gripe-comum/53232/

Nenhum comentário:

Postar um comentário