quarta-feira, 5 de maio de 2010

Caern inicia fase de testes de leitura e impressão simultânea

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deu início aos testes para leitura e entrega simultânea das contas de água. A tecnologia pretende modernizar o processo de cobrança de água utilizada pelas residências e prédios comerciais de Natal. O novo projeto entrou nesta terça-feira (4) em sua fase de testes com a utilização de um celular do tipo smartphone e impressora digital. O processo de leitura e impressão simultânea proporcionará ao cliente agilidade no recebimento da conta que passará a ser instantâneo, esclarecimentos de dúvidas no momento em que a leitura é feita com o próprio leiturista e melhoria na prestação dos serviços prestados pela Caern.

As leituras dos hidrômetros estão sendo feitas de duas formas: a convencional, na qual as informações são repassadas a Caern para que depois as contas sejam impressas e encaminhadas aos clientes, e a que será implantada em definitivo nos próximos meses, que tem a conta impressa simultaneamente ao momento da leitura. A conta impressa nesse sistema sai pronta para pagamento, com código de barras, informações gerais sobre consumo, atrasos (se existirem) e dados do cliente.

Segundo Márcio Gomes de Carvalho, Chefe de Faturamento e Cadastro da Caern, no Nordeste, o Rio Grande do Norte será o segundo Estado a dispor dessa tecnologia. O Sistema Integrado de Serviços de Saneamento (GSAN), software livre provido pelo Ministério das Cidades do governo federal, gerencia as informações. Todos os dados impressos nas contas são criptografados, o que não possibilita a alteração de valores ou cadastro do cliente.

Os bairros de Candelária e Quintas foram os escolhidos para os testes iniciais. O primeiro, pela complexidade de imóveis (residências, hospitais, prédios comerciais), o segundo, pelo grande número de residências e condomínios. Nessa fase de testes a velocidade da impressão, conexão entre os Smart Phones, impressoras e manuseio pelos leituristas estão sendo observados. O próximo passo será o treinamento dos leituristas e técnicos da Unidade de Receita da Zona Sul e expansão do mapa das leituras com impressão simultânea para um universo de 45 mil usuários. O processo de leitura e impressão simultâneas só será implementado por completo quando todas as adequações de uso e viabilidade forem concluídas pela Gerência Comercial da Caern.
 
Publicação: 04 de Maio de 2010 às 14:43, no site http://tribunadonorte.com.br/noticia/caern-inicia-fase-de-testes-de-leitura-e-impressao-simultanea/147353

Nenhum comentário:

Postar um comentário