quarta-feira, 26 de maio de 2010

ASSEMBLÉIA NO CONACAN APROVA PERMUTA DE TERRENOS COM A PREFEITURA!

Ontem à noite no Conselho Comunitário de nosso bairro foi realizada a Assembléia e votação sobre a permuta de terrenos entre o CONACAN e a Prefeitura Municipal do Natal, como primeiro passo para a construção do centro social e da capela de Nossa Senhora de Guadalupe, no terreno localizado entre as ruas Presidente Pamplona, do Rosário e avenida da Integração.

A Assembléia teve uma boa representatividade, considerando que as reuniões anteriormente realizadas no Conselho para tratar de outros temas, sempre reuniu menos pessoas.

Mas alguns moradores questionaram o valor daquela Assembléia e sugeriram que fosse realizado um plesbicito, proposta que foi prontamente derrubada pela maioria dos presentes.

O argumento daqueles que eram contra o plesbicito se baseava justamente no fato de que a população do nosso bairro não é dada a grandes manifestações quando o assunto são os nossos problemas em comum. Citou-se a campanha de retirada do Presídio Provisório como exemplo... Apesar dos moradores serem contra a instalação do Presídio, a única forma de expressão popular que conseguimos foram as assinaturas do abaixo assinado. Ainda assim porque fomos de casa em casa para colhermos as colhermos.

Foi lembrado também da campanha sobre a instalação do ECOPONTO em que uma comissão de moradores foi formada no intuito de protejer a qualidade da água num dos poços da CAERN instalados em Candelária. Não houve mobilização popular, embora nossos vizinhos, conscientes que são, saberem da crise que estamos passando em Natal com relação a nossa água. Os moradores acionaram a CAERN, a URBANA, o Ministério Público, a Câmara Municipal, políticos, empresários e enfim conseguiram que a Prefeitura entendesse o que estava se passando. Hoje a obra está parada! Mas foi uma atitude cidadã de poucos...

O presidente do Conselho lembrou que havia publicado edital, conforme determinaa o Estatuto, e que o carro de som havia passado pelas ruas do bairro. Ou seja, os moradores tiveram acesso a informação da Assembléia.

Trata-se de tema polêmico, dada as várias conotações que o assunto recebeu na Assembléia, mas a maioria dos presentes aprovou a permuta visando a valorização de um espaço onde apenas se coloca lixo e serve de recanto de pedintes e marginais.

Apesar do clima de agitação, a Assembléia foi finalizada cumprindo seu objetivo: levar os cidadãos de Candelária a opinar sobre decisões importantes para o desenvolvimento e manutenção de nosso bairro!

Compareceram a reunião o Padre Júlio César, a assessoria do vereador professor Luis Carlos e a vereadora Sgt Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário