sexta-feira, 21 de maio de 2010

Usuários denunciam abandono do Parque


Um grupo de usuários do Parque da Cidade se reuniu para cobrar providências do poder público quanto ao abandono daquele espaço. Ontem pela manhã, uma comissão, munida de um abaixoassinado com 600 assinaturas, procurou o Comando do Policiamento e a Secretaria Municipal de Defesa Social para cobrar um policiamento adequado no local. Segundo Maria Lúcia Silva, representante desta comissão, a insegurança para as pessoas que fazem trilhas e caminhadas no parque é crescente.

Frequentadores do Parque da Cidade reclamam da falta de manutenção do espaço e da ausência de policiamento. Maria Lúcia conta que há seis meses havia guardas municipais com disponibilidade de veículos em todo o percurso das trilhas do Parque. “Eles tinham seis motos, um Gol e uma S-10. Hoje há apenas a caminhonete. Também tinham policiais em toda a trilha, a gente sempre cruzava com eles. Hoje está tudo abandonado”, afirma.

A falta de guardas e policiamento fez vítimas. Há casos de pessoas assaltadas, carros arrombados e furtos. Por conta disso, o grupo de usuários pediu ao Comando da Polícia a instalação de uma base do Policiamento Ambiental no Parque da Cidade.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu as trilhas do Parque da Cidade, que vão de Candelária à Cidade Nova, e percebeu o estado em que o Parque se encontra. Além da insegurança para os usuários, o próprio patrimônio público corre riscos. As paredes dos locais de descanso e dos banheiros do Parque estão todas pichadas. As placas de indicação estão com marcas de depredação e algumas inteiramente quebradas. Já no fim da trilha é possível perceber que os vidros dos banheiros foram quebrados com pedras. “Temos visto o patrimônio definhar também, com vidros quebrados e placas depredadas”, acrescenta Maria Lúcia. Um detalhe: a reportagem da TRIBUNA DO NORTE andou por todo o Parque da Cidade e não encontrou nenhum funcionário da Prefeitura. Nem mesmo na guarita.

O secretário municipal de Segurança Pública, Sérgio Leocádio, afirmou que a diminuição do número de guardas municipais no Parque da Cidade se deve ao curso preparatório que a categoria vem fazendo para obter a licença de uso de armas. O curso foi exigência da Polícia Federal para que os guardas municipais passassem a usar armamento de fogo. Sobre os veículos, Sérgio disse que os mesmos se encontram em manutenção. “Estamos com esse problema de veículos em manutenção, mas em breve teremos os carros e motos de volta. Os guardas municipais também irão voltar para o Parque ao fim do curso”, diz Sérgio Leocádio. O secretário disse também que vê com bons olhos o apoio da Polícia Militar no Parque da Cidade.

Por sua vez, o comandante da Polícia Militar, coronel Luciano Araújo, explicou que espera unicamente a iniciativa do Município para viabilizar a parceria e instalar a base de Policiamento Ambiental. “É preciso entender que o Parque é do Município e só podemos fazer o policiamento lá com autorização. Estamos esperando e só se for do interesse da Prefeitura de Natal iremos cooperar”, disse o coronel Araújo. O comandante garantiu que ainda hoje será realizado o policiamento na parte externa do Parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário