terça-feira, 4 de maio de 2010

Ministro virá a Natal para assinar convênio para saneamento do San Vale




Amigos internautas:

Essa matéria quem me mandou foi nosso amigo Deuto, morador engajado nas nossas lutas.
Mas logo no início de sua postagem, Deuto se pergunta: SERÁ QUE ABRANGE TODA CANDELÁRIA TAMBÉM?
Esperamos que sim, amigo.
Obrigado pela colaboração, Deuto.


Ministro virá a Natal para assinar convênio para saneamento do San Vale

O ministro do Turismo, Luiz Barreto, virá a Natal para assinar o convênio para as obras de esgotamento sanitário do San Vale. O convênio foi aprovado pelo Ministério do Turismo e a expectativa é de que o documento seja assinado na capital potiguar pelo ministro e pelo governador Iberê Ferreira de Souza em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A garantia de liberação dos recursos é fruto de pleito encaminhado conjuntamente pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Secretaria Estadual de Turismo. Os recursos estão estimados em R$ 20 milhões, provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), e a expectativa é de que as obras comecem ainda este ano.

Segundo o diretor-presidente da Caern, Sérgio Pinheiro, a empresa concluiu e está encaminhando todos os documentos exigidos pelo Ministério do Turismo para assinatura do convênio. Entre eles, o projeto do sistema de esgotamento sanitário do San Vale e os estudos socioeconômicos e de Impacto Ambiental (EIA Rima) da obra. "O anúncio de aprovação do convênio para o esgotamento sanitário do San Vale é uma conquista histórica do Governo do Estado e da população de Natal para garantir a qualidade da água da nossa capital", destaca Pinheiro.

De acordo com o gerente de projetos da Caern, Josildo Lourenço, a empresa terá condições de abrir processo licitatório logo após a assinatura do convênio. "Serão necessários entre 90 e 120 dias para conclusão do processo licitatório e 18 meses para conclusão da obra", explica o engenheiro.

O projeto de esgotamento sanitário prevê a construção da rede coletora com extensão de 37 quilômetros e 3.654 ligações beneficiando uma população de 6.000 pessoas. Também está prevista a construção de seis Estações Elevatórias de Esgoto e um coletor tronco. Os esgotos coletados serão enviados para a Estação de Tratamento Secundário de Esgotos de Ponta Negra, tendo como destino final o Emissário Submarino da Barreira do Inferno.

Em todo o Estado, o investimento governamental em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário soma mais de R$ 1 bilhão. O montante é o maior já investido pelo Governo do Rio Grande do Norte em obras de saneamento básico e será suficiente para dobrar a área saneada tanto da capital quanto do interior. Até o final de 2010, com as obras em andamento, Natal terá sua cobertura de saneamento ampliada de 33% para mais de 60% e o interior de 20% para 44%.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações da Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário