segunda-feira, 17 de maio de 2010

Construtora inicia obras do estádio Arena das Dunas



Parece que agora vai começar a obra de construção do Estádio Arena das Dunas. A empresa IM Engenharia, responsável pela execução dos serviços começou hoje (15) a limpeza do terreno na entrada do Centro Administrativo. As etapas seguintes (levantamento topográfico, demolição da creche Kátia Fagundes Fernandes e a terraplanagem do terreno) terão início na segunda-feira (17), um dia antes da chegada da equipe de inspeção da FIFA à Natal. A previsão é que essa primeira etapa seja concluída em 60 dias.

A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada na última sexta-feira (14) pelo Secretário de Infra Estrutura, Dâmocles Trinta e o Secretário Especial da Copa, Fernando Fernandes. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Severino Júnior, a IM é responsável apenas pela primeira fase do projeto, que vai custar R$352 mil aos cofres públicos. “A obra prevê a demolição do pórtico (entrada do Centro Administrativo), construção de novo acesso, remoção da creche, que em parceria com a Prefeitura de Natal, será relocada, e terraplanagem. As outras sedes da Copa também não começaram as obras. Aliás, quando a equipe da FIFA chegar aqui vai ver as obras iniciadas, o que não aconteceu em nenhuma cidade”, explicou o engenheiro da IM.

Com relação a polêmica da remoção da creche, o titular da SIN disse que houve uma antecipação de um acordo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal, que a partir de dezembro passará a ser responsável pelas creches da capital. “Adiantamos o recesso das crianças para não atrasar as obras. Mas os 160 alunos da creche não serão prejudicados porque um novo prédio foi alugado no bairro de Candelária. A infra-estrutura do antigo prédio já estava precisando de reforma, os alunos vão ganhar uma creche nova”, disse Dâmocles Trinta.

Outra polêmica relacionada a primeira fase da obra foi a dispensa de licitação para contratação da empresa, mas o titular da SIN alegou que se trata de um mecanismo legal, pois foi feito para ganhar tempo. Se o Governo fosse esperar uma outra licitação as obras só começariam em junho, o que atrasaria ainda mais o projeto.

“Muita gente está criticando o início das obras, dizem que não representa nada. Mas esse é o primeiro passo rumo a obra maior, que custará em torno de R$400 mil”, disse Dâmocles. A previsão da SIN é que o edital para a licitação dessas obras seja publicado até o próximo dia 30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário