terça-feira, 25 de maio de 2010

Caern coordena Encontro Nacional sobre controle de qualidade da água



A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai coordenar o 19º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade, promovido pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe). Entre vários temas, terá destaque a revisão da Portaria 518, do Ministério da Saúde, que determina os padrões de potabilidade e da qualidade da água distribuída para o consumo da população. Na oportunidade será também realizado o14 º Workshop Laboratorial. O evento vai reunir técnicos das empresas de saneamento de todo o Brasil e será realizado de 26 a 28 de maio, no Pontalmar Praia Hotel, Ponta Negra, em Natal.

A Portaria 518, do Ministério da Saúde, de 25 de março de 2004, estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. No Artigo 2º a portaria estabelece o prazo máximo de 12 meses, para que as instituições ou órgãos aos quais a Norma se aplica, promovam as adequações necessárias a seu cumprimento, no que se refere ao tratamento por filtração de água para consumo humano suprida por manancial superficial e distribuída por meio de canalização e da obrigação do monitoramento de cianobactérias e cianotoxinas.


A Caern vai apresentar estudos sobre “Processos de oxidação e adsorção como coadjuvantes da dupla filtração para a potabilização de água de mananciais eutrofizado”, pelo engenheiro Marco Antonio Calazans. “O Comportamento de granulometrias e taxas de filtração em filtros ascendentes de pedregulho na remoção de cor aparente e verdadeira, turbidez e matéria orgânica natural”, também será apresentado pelo engenheiro Marco Calazans. O geólogo Marcelo Queiroz vai discorrer sobre “Ocorrência de Nitrato na água de poços da cidade de Natal”.


A gerente de Qualidade do Produto e Meio Ambiente, engenheira Paula Ângela Liberato, coordenadora do encontro, destaca a importância das discussões visando garantir a qualidade da água, através dos estudos e análises de novas técnicas, procedimentos, inovações e troca das experiências desenvolvidas pelas empresas de saneamento.


“A Caern tem dado prioridade ao controle de qualidade da água e tomando todas as providências para manter os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde”, afirma Paula Ângela, enaltecendo a importância da realização do evento, que tem como objetivo garantir a saúde da população. A Aesbe dispõe de diversas câmaras técnicas para discutir assuntos específicos, entre elas a que trata do controle da qualidade da água, que se reúne semestralmente, através de um sistema de rodízio pelos Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário