terça-feira, 4 de maio de 2010

Toxoplasmose: 139 casos confirmados em Natal



Ministério Público determina que Secretaria Municipal de Saúde forneça medicamentos às grávidas infectadas.

O estudo que está sendo realizado na Universidade de Campinas com as mostras de água e alimentos consumidos por natalenses infectados pela Toxoplasmose (doença transmitida principalmente pelas fezes de gatos contaminados), ainda não foi concluído.

Assim, continua desconhecida a causa do surto que já atingiu 139 pessoas, entre dezembro e março, sendo 20 gestantes, fato que preocupa as autoridades.

Na maioria dos casos, a doença é assintomática e nem precisa de tratamento. Mas, em mulheres grávidas, quando não mata o feto, pode provocar deformações ou se manifestar no indivíduo após o nascimento, geralmente nos olhos; é a toxoplasmose congênita.

Para cuidar dessas mulheres, a Central de Distribuição de Remédios do Estado (Unicat) fornecerá os medicamentos indicados para o tratamento: Sulfadiazina, Pirimetamina, Ácido Folínico e Espiramicina.

De acordo com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Cristiana Souto, a Unicat tem ainda kits para mais 80 mulheres, entretanto o Ministério Público recomendou, nesta segunda-feira (3), que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve se tornar responsável por essa distribuição em até 15 dias, através de Inquérito Civil.

Confirmação
Apenas a amniocentese – exame feito a partir do líquido amniótico – pode mostrar se o feto sofreu algum dano por causa da doença. Segundo Cristiana Souto, esse exame não é realizado no Rio Grande do Norte e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) busca firmar convênio com o Centro de Neurociências de Macaíba para a realização desse procedimento.

Publicado em 03/05, por http://www.nominuto.com/noticias/cidades/toxoplasmose-139-casos-confirmados-em-natal/52094/

Nenhum comentário:

Postar um comentário