domingo, 21 de novembro de 2010

Um caminho cheio de percalços

Na Praia dos Artistas, uma parte da passagem desapareceu completamente Foto:Ana Amaral/DN/D.A Press 


Com a chegada da alta temporada o movimento nos calçadões da cidade tende a aumentar. Os natalenses, que já utilizam os locais para um simples passeio ou para a prática de caminhadas e corridas, terão o reforço dos turistas que visitarão a cidade. Para saber a situação do calçadão das praias mais movimentadas da cidade, a equipe do Diario de Natal percorreu a Praia de Ponta Negra, do Meio, dos Artistas, da Via Costeira, além do calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire. Alguns pontos apresentam problemas e precisa de melhorias urgentes.


A situação mais crítica é nas praias do Meio e dos Artistas. Em toda a extensão há buracos e, em alguns trechos, o calçadão está praticamente destruído, o que dificulta a prática de esportes e até mesmo um simples passeio pelo local. Em alguns trechos é preciso descer da calçada e se arriscar na pista tamanha a dificuldade para transitar no calçadão. O psicólogo Paulo Sergio Macedo Maia, 50 anos, caminha no local pelo menos 3 vezes por semana e diz que a falta de estrutura dificulta a prática de esportes no local. "Por conta desses buracos no calçadão é preciso descer para a pista em alguns trechos e é perigoso porque os carros passam bem perto da gente. Eu caminho aqui por moro perto, é prático para mim, mas os problemas existem e atrapalham", disse.
O casal de turistas Paulo Antonio Pereira, 56, e Maria Amélia Silva Pereira, 54, lamentam o péssimo estado do calçadão da Praia dos Artistas. "É a primeira vez que a gente vem em Natal e chegar e dar de cara com uma situação dessas faz parecer que a cidade não é bem cuidada, porque se tem um lugar que todos têm certeza que o turista vai passar é na beira da praia. E se aqui está assim, imagina o resto da cidade", afirmou o paulista Paulo Pereira que visita a cidade pela primeira vez.
Em Ponta Negra, no decorrer do calçadão, as pedras portuguesas fora do lugar acabam atrapalhando quem passeia pelo local. Não existem grandes buracos, mas quem anda pelo local reclama da escuridão. "Aqui,durante a noite é um breu, uma escuridão que dá medo. Eu mesma caminhava todos os dias no fim da tarde, mas mudei o horário e agora venho pela manhã. Com a escuridão começaram a acontecer vários assaltos a turistas aqui no calçadão de Ponta Negra", reclama a comerciante Ana Lucia Dantas. A escuridão também é motivo de reclamações para quem caminha no calçadão da Via Costeira. "Caminhar aqui é muito agradável, mas tem que aproveitar a luz do dia porque a noite aqui está uma escuridão, não tem iluminação, tá perigoso até para dirigir", disse a turista paulista Ana Claudia Bezzera Souza, 45 anos.

Exceção

No calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, a situação não é tão crítica e os passeios, caminhadas ou corridas não estão sendo prejudicados. A dona de casa Aida Lima, de 49 anos, começou a caminhar no local há dois dias e não vê grandes problemas na área. "Eu não vejo problema algum, o calçadão está conservado, à noite tem policiamento, a caminhada aqui é tranquila", disse.
De acordo com a diretora do departamento de Operações e Manutenção da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Jailene Carvalho, a obra de recuperação do calçadão da orla da Praia do Meio começou em outubro e está prevista para ser concluída até 15 de janeiro. "O calçadão está sendo refeito com reforço estrutural para aumentar a vida útil da obra", disse. Segundo ela, o calçadão foi construído há 14 anos atrás sem o reforço estrutural e, atualmente, está sendo investido cerca de R$ 450 mil no local. 
http://www.diariodenatal.com.br/2010/11/21/cidades2_0.php

Desse assunto já tratamos aqui recentemente.
É uma vergonha para todo natalense e pena que a situação vai perdurar por mais 55 dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário