segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Saudades do calçadão da Praia do Meio!

Não viajar no feriadão nos dá a oportunidade de redescobrir a nossa cidade!
Coisas que não temos tempo de fazer no dia a dia como observar as praças, canteiros, tomar um café na calçada de num boteco, visitar praias, feiras de artesanato etc, são programas agradáveis e nos trás aquele orgulho saudável quando pensamos ao ver os turistas... EU MORO ONDE VOCÊS PASSAM FÉRIAS!
Mas, por esse mesmo orgulho de morar aqui, senti uma ponta de tristeza ao lembrar de outras cidades nordestinas... Especificamente com relação ao nosso calçadão da Praia do Meio!
O que é isso, heim? Essa cara de abandono?
O que levou esse lugar a ruir assim? Logo esse local que era o mais badalado entre a tardinha e as noites do final de semana!!!
Lembro que toda a família natalense seguia para o calçadão. As horas diferenciavam aqueles que o frequentava... Por exemplo, tardinha famílias com filhos pequenos. À noite adolescentes.
O lugar tinha música boa, cultura e os melhores bares e sorveterias da cidade.
Queria encontrar alguém, fosse para lá.
Com o incremento do turismo - que em seu começo foi direcionado de forma errada a europeus solteiros nos brindando com o turismo sexual - e a mudança do tráfego para apenas uma mão, o ambiente se degradou, TODOS os bares, menos o Chaplin, fecharam suas portas e o poder público perdeu o interesse pelo local. Resultado... Ganhamos mais uma zona morta em nossa cidade!
Estrutura precária (calçadas esburacadas, iluminação parca, pouco policiamento), comércio arquejando (fora o Chaplin e o Centro de Artesanato, salvam-se alguns restaurantes na Ponta do Morcego) e ainda assim os turistas são levados a frequentar um dos lugares mais esquecidos pelos natalenses.
Fico com vergonha quando comparo o nosso calçadão com o da praia de Meireles / Mucuripe em Fortaleza, com sua feirinha de artesanato - com uma estrutura mínima, mas organizada e policiada, sua orla com monumentos, praças e jardins limpos e conservados... Sim, na orla de Fortaleza tem JARDINS!


E a de Boa Viagem? Aquele calçadão sem fim, sem buracos, bem iluminado, cheio de famílias e turistas!



João Pessoa... Melhor nem lembrar porque incomoda muito querer sair de Natal e rodar 180km apenas para passar a tarde no calçadão das praias de Tambaú e Cabo Branco, tomando água de coco e pedalando.


Fica aqui um apelo às nossas autoridades... Vamos revitalizar o nosso calçadão, desenvolver um projeto cultural voltado para as famílias, porque isso atrai também investimentos de outros setores da sociedade... Apesar do atual descaso com a área, a beleza do local atrai empresários e novos comércios tentam se estabelecer na Praia dos Artistas, do Meio, Ponta do Morcego e redondezas.
Incentivos fiscais são menos dolorosos do que a completa falta de arrecadação... Investimentos em lazer também valorizam aqueles gestores públicos que os proporcionaram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário