quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PRF contesta novos retornos na BR-101

Aconstrução de cinco retornos semafóricos entre o viaduto de Ponta Negra e a entrada de Parnamirim, que compreende um trecho dez quilômetros da BR-101, representa a primeira discórdia no projeto de duplicação da rodovia entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-RN), responsável pela obra. A PRF discorda que a existência desses retornos irá dar mais fluidez ao trânsito, como afirma o DNIT. O assunto foi discutido ontem de manhã numa reunião entre o superintendente substituto da PRF-RN, inspetor Athaliar Gibson, e o superintendente regional do DNIT, Ézio Gonçalves dos Reis. A reunião aconteceu na sede da PRF, em Lagoa Nova.


Fechamento de retorno na altura do Sam's diminuiu acidentes pela metade Foto :Fábio Cortez/DN/D.A Press Pelo projeto, os retornos estarão localizados em cinco pontos: nas proximidades do Sam's Club, em Neópolis; nas imediações do antigo posto Senador, em frente ao conjunto Cidade Satélite; próximo a Emaús; e na altura da entrada do Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. Paraa PRF, não haverá fluidez no trânsito se os cinco retornos forem criados. "A gente tem que se reportar aos efeitos técnicos. Além do transtorno que é a existência de vários sinais na via, pode aumentar o número de acidentes. Estamos falando de uma BR", disse Gibson.

Um estudo de viabilidade foi solicitado ao DNIT, mas a PRF já adiantou que a medida poderá fazer com que aumente a quantidade de acidentes de carros e motos entre Natal e Parnamirim. Por dia, mais de 60 mil veículos circulam pela BR-101, especialmente no sentido Parnamirim-Natal. Os congestionamentos são constantes e alguns gargalos ocorrem especialmente onde há ou haviam retornos semafóricos, como é o caso do cruzamento do tráfego entre Cidade Satélite e Nova Parnamirim, na Avenida Maria Lacerda Montenegro.

"Estamos fazendo um levantamento com a quantidade de acidentes com vítimas após o fechamento do retorno de Neópolis. Por ora constatamos que houve uma redução significativa de 50% do total, além da diminuição dos engarrafamentos. Ou seja, recolocar os retornos significará aumentar o número de ocorrências e aumentar o tráfego", revelou o inspetor.

"O projeto já tem orçamento e precisa ser concluído até o próximo ano", apontou Gibson sobre o primeiro ponto esclarecido no encontro. O inspetor explicou que a elaboração do projeto é de 2002, por isso algumas adequações precisam ser feitas, além de novas alterações que necessitam ser elaboradas para esse trecho da BR-101. Ao longo dos anos transformações foram acontecendo na via, como por exemplo, o projeto que pretende fazer um túnel ligado a BR-101 às imediações da avenida Maria Lacerda. De acordo com Gibson, o Dnit concordou em ouvir as modificações relatadas pela PRF. No final da próxima semana, representantes do Dnit e da Polícia Rodoviária Federal irão percorrer os 10 quilômetros da BR-101 para observar os principais pontos de modificação.

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