quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Doe vida ainda em vida

Hoje é Dia Nacional do Doador Voluntário de Medula Óssea e esta é mais uma oportunidade para conhecer um pouco mais acerca do assunto e fazer o cadastro como um potencial doador, contribuindo para diminuir a grande proporção de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa que, no Brasil, é de 1 em cada grupo de 100 mil habitantes. Durante os horários da manhã e tarde de hoje, o Hemonorte atuará em duas frentes, em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer Casa Durval Paiva (GACC) e Natal Shopping, realizando ações educativas junto à população sobre o processo de captação e doação de medula óssea, como também cadastrando e fazendo coleta de sangue de doadores voluntários.
Apenas 5ml de sangue bastam para tornar-se parte do banco de voluntários Foto:Joana Lima/DN/D.A As ações serão realizadas na sede do Hemonorte, no Natal Shopping, no Posto de Coleta da Zona Norte localizado no Complexo Cultural de Natal - na Av.João Medeiros Filho - e na sua unidade móvel localizada no centro da cidade em frente à Catedral Metropolitana de Natal. A programação começa cedo. A Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea (Hatmo/RN) realiza uma caminhada que sairá às 7h30 da rua Tomaz Pereira, 202, Lagoa Nova, até o Hemonorte, com a presença do Padre Aerton e Banda da Polícia Militar. O GACC realiza pitstop em vários pontos da cidade, divulgando e mobilizando a população e voluntários que participarão junto com a equipe do Hemonorte no cadastramento de candidatos à doação de medula óssea no Natal Shopping no horário das 10h às 22h, onde haverá um posto de cadastramento do Hemocentro instalado no 2º piso do centro comercial.

No Hemonorte, na avenida Alexandrino de Alencar, no horário da 9h às 16h30, haverá concentração de ações educativas por uma equipe técnica formada por assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da instituição. Eles farão minipalestras sobre a doação de medula óssea e, com apoio de voluntários da Hatmo, realizarão o cadastramento de voluntários com coleta de amostras para realização do exame de histocompatibilidade sanguínea (HLA). O processo de cadastramento é simples: o candidato à doação de medula óssea fornecerá nome, identidade e CPF e, na ocasião, serão coletados 5 ml (cinco mililitros) de sangue para realização de teste de compatibilidade, chamado de HLA.

Otimismo
A expectativa para esse terceiro ano de Campanha é otimista. Nas edições anteriores da campanha Doe Vida em Vida no Shopping, mais de 500 pessoas se inscreveram como doadoras. De 2002 a 2010, o Hemonorte cadastrou 15.253 norte-riograndenses junto ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para portadores de aplasia medular, leucemias e alguns tipos de câncer e a doação é um gesto extremamente importante e solidário, que poderá representar a continuidade da vida para estes pacientes. A existência de um número cada vez maior de pessoas interessadas em doar, facilita a busca por um tipo de medula compatível. A chance de se encontrar uma medula óssea compatível coma de outra pessoa no Brasil é de 1 em 100.000.

Torne-se um doador

- Tenha entre 18 e 55 anos e esteja em bom estado de saúde;

- Dirija-se ao Hemonorte munido de documento de identidade e CPF,

- Receba todas as orientações do processo de doação, preencha ficha de cadastro e assine termo de consentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário