quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sob polêmica, Júlia Arruda presidirá CEI

Durante a primeira reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Contratos, realizada ontem, surgiu a primeiro impasse entre a base da prefeita Micarla de Sousa (PV) e a oposição. Isso porque os três vereadores governistas que compõem a comissão - Heráclito Noé (PPS), Chagas Catarino (PP) e Franklin Capistrano (PSB) - não acataram a indicação da vereadora Sargento Regina (PDT) para a presidência do inquérito, como havia sido acordado. Eles elegeram Júlia Arruda (PSB) para a função.



Socialista critica "descumprimento do acordo", mas promete agilizar trabalhos Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O acordo firmado para a desocupação do movimento "Fora Micarla" do prédio da Câmara Municipal de Natal (CMN) previa que a oposição indicasse um nome para a presidência da CEI e a base governista para a relatoria. A oposição indicou Regina e a bancada de Micarla escolheu Heráclito. A reunião de ontem era esperada apenas para confirmar essas posições. No entanto, apenas a escolha dos parlamentares governistas prevaleceu.

Na interpretação dos vereadores da base de Micarla, o acordo seria para indicar um membro da oposição para a presidência. O presidente da Casa, vereador Edivan Martins (PV), frisou que o nome do vereador oposicionista que iria presidir a CEI seria definido pelos membros, como diz o regimento. Já o vereador Raniere Barbosa (PRB), líder da oposição, argumentou que o acordo previa que os membros da comissão acatassem a decisão da bancada oposicionista.

O vereador Chagas Catarino (PP) admitiu que foi convencido a participar da CEI pela prefeita. Ele disse que os membros da base governista na comissão se reuniram com Micarla para tratar da investigação, mas negou que a gestora tenha vetado o nome de Regina. "Escolhemos Júlia por acharmos que ela tem mais competência para desempenhar a função", declarou. Já Regina, que disse não ter vaidade de assumir a presidência, disse que teme interferência da prefeita nos trabalhos da Comissão.

A CEI dos Contratos começará a funcionar na próxima segunda-feira. As reuniões ocorrerão todas as segundas-feiras, às 14h. A presidente da comissão, Júlia Arruda, informou que, na próxima semana, os membros do inquérito farão visitas ao Ministério Público (MP), à OAB/RN, ao TCE e outras entidades com as quais pretendem contar para a investigação. "Eu achei errado o descumprimento do acordo. Mas não vou fugir da raia. Vamos iniciar os trabalhos da CEI", declarou a pessebista. 


http://www.diariodenatal.com.br/2011/08/04/politica4_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário