De acordo com o Ministério das Cidades, as cidades-sedes têm até dezembro de 2013 para entregar as obras de mobilidade urbana bem como as arenas e estádios onde acontecerão os jogos. O prazo que o Município de Natal dispõe para executar as obras de mobilidade é de 30 meses a contar do início das intervenções. O começo pode se caracterizar através da terraplanagem de terrenos ou da derrubada de imóveis desapropriados, por exemplo. Se as intervenções começassem hoje, estariam prontas em maio de 2014. Com o novo pedido da CEF, as obras só deverão ficar prontas em junho daquele ano. O primeiro jogo em Natal será realizado no dia 13 de junho de 2014.
No início da noite de ontem, por telefone, o titular da secretaria municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Sérgio Pinheiro, afirmou que não tinha conhecimento sobre o pedido da CEF. O secretário não soube informar quais eram as novas exigências do banco e acredita que as obras serão iniciadas ainda esse ano. "Se Deus quiser", respondeu.
A análise dos projetos executivos é feita por técnicos do Setor de Engenharia da CEF e tem como objetivo manter a obra no mesmo valor desde a contratação à entrega das construções à população. Os técnicos analisam se todos os custos envolvendo as obras seguem os parâmetros da tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). A CEF é a credora do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no qual as obras de mobilidade urbana de Natal foram inscritas e aprovadas.
Início das obras está atrasado em quase um ano
As obras de mobilidade urbana, necessárias para promover o desafogamento do trânsito em diversos pontos da cidade, continuam sem sair do papel. O novo pedido da Caixa Econômica Federal (CEF) é mais um entrave no início das intervenções urbanas.
Aldair Dantas
Secretário municipal, Sérgio Pinheiro acredita na execução das obras
As obras do lote 1 - complexo da Urbana, modificações na avenida Mor Gouveia e na BR-226 (estrada do KM-6) - deveriam ter começado em dezembro de 2010, conforme anunciou a Prefeitura no ato da assinatura do contrato com a Empresa Industrial Técnica (EIT), responsável pela obra ao custo aproximado de R$ 137 milhões. Em julho, o então secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal, Dâmocles Trinta, afirmou que os prazos seriam cumpridos. "As nossas obras de mobilidade são irreversíveis. Natal depende destas obras independente da Copa do Mundo", disse.
Secretário municipal, Sérgio Pinheiro acredita na execução das obrasO atual titular da pasta, Sérgio Pinheiro, disse que não teve acesso ao pedido da CEF mas acredita que o início das obras dar-se-á ainda esse ano. "Dependemos dessa aprovação da Caixa mas, se Deus quiser, as obras começam ainda esse ano".
A morosidade e quebra de promessas acabou gerando especulações. Também em julho passado, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou que o Governo do Estado poderia assumir as obras cuja responsabilidade é da Prefeitura. "Caso a Prefeitura do Natal nos comunique que não terá condições de tocar as obras de mobilidade, o Governo do Estado vai fazer", disse. À época, o secretário de Comunicação do Município afirmou que a "ajuda" seria dispensável. "Acho ótimo a governadora dizer isso. Demonstra que o Estado é parceiro do Município e está disposto a colaborar, mas a Prefeitura irá tocar os projetos. As primeiras obras estão prestas a começar".
A Prefeitura do Natal é responsável por várias obras de mobilidade (veja box ao lado). que estão divididas nos lotes 1 e 2. O empréstimo necessário para as obras dos dois lotes é de de R$ 300 milhões.
Mobilidade
Natal garantiu o repasse de R$ 300 milhões através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para as obras de mobilidade urbana. Serão ainda necessários aproximadamente R$ 45 milhões para o pagamento das desapropriações. O Município pleitea, ainda, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um financiamento de R$ 100 milhões. Este valor seria utilizado para pagar as desapropriações de imediato, além de garantir a viabilização de outros projetos. Veja abaixo a listagem de obras cujas responsabilidade são da Prefeitura e do Governo do Estado.
Prefeitura de Natal
Obras Sem Licitação:
- Entroncamento da Av. Roberto Freira com a Rua Miss. Gunnar Vingren, Av. Ayrton Senna, Via Costeira;
- Entroncamento da Av. Salgado Filho com a marginal da própria avenida e Av. Cap. Mor Gouveia;
- Entroncamento da Av. Lima e Silva com a Av. Romualdo Galvão;
- Entroncamento da Av. Prudente de Morais com as Avenidas Lima e Silva e Raimundo Chaves;
- Entroncamento da Av. Cap. Mor Gouveia com a Av. Prudente de Morais.
Obras Licitadas:
- Corredor estrutural Oeste (BR 226 Av. Napoleão Laurentino - KM 6);
- Complexo Viário da Urbana;
- Reestruturação geométrica da Av. Felizardo Moura;
Licitadas Parcialmente:
Implantação de plataformas de embarque e desembarque de passageiros;
Passeios públicos (calçadas acessíveis) e sinalizações (ruas e trânsito).
Governo do Estado
Obras Licitadas:
- Construção dos túneis de acesso ao prolongamento da Av. Omar O´Grady, em Cidade Satélite;
Sem Licitação:
- Implantação do acesso entre o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e a BR-406.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/caixa-pede-mais-explicacoes-sobre-obras-de-mobilidade/202019
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