quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mobilidade está garantida em Natal


O financiamento das obras do Plano Municipal de Mobilidade Urbana está garantido. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, assinou o contrato com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Roberto Sérgio Linhares, na noite de ontem no Palácio Felipe Camarão. A oficialização do financiamento  garante o repasse dos recursos da ordem de R$ 293 milhões necessários à execução das 11 intervenções que deverão ser realizadas até o início da Copa do Mundo de 2014, cuja responsabilidade é da Prefeitura. O Município deverá desembolsar R$ 45,8 milhões em contrapartidas. A expectativa é de que as obras compreendidas no Lote 1 comecem em fevereiro de 2012. 


A prefeita Micarla de Sousa ressaltou a importância da assinatura do contrato e defendeu a competência da equipe técnica das secretarias municipais que viabilizaram os projetos das obras de mobilidade. "Este é um momento de muita alegria. Todas as pendências estão sanadas para a assinatura do financiamento e, agora, o Município de Natal dispõe de todas as certidões para assinar o convênio", destacou. Além do superintendente da Caixa Econômica Federal, estiveram presentes na cerimônia o gerente regional de Desenvolvimento Urbano da CEF, Marcos Vinícius Fernandes; o gerente de Governo, Jorge Castro e o coordenador dos Projetos da Copa do Mundo 2014 pela CEF, Rafael Melo.

O superintendente regional da CEF, Roberto Sérgio Linhares, destacou o esforço do Município em entregar os projetos com todas as pendências sanadas. "As forças convergiram para que tudo desse certo. Este é um momento muito importante para a Caixa Econômica Federal". Parte do secretariado municipal acompanhou a assinatura do convênio. Além dos secretários Rodrigo Cintra, Sérgio Pinheiro, Ana Elizabeth Thé, Antônio Luna e Bruno Macedo, estiveram presentes os vereadores Edivan Martins e Enildo Alves.

Enquanto discursava, a prefeita Micarla de Sousa enfatizava o legado da Copa do Mundo para Natal em quatro áreas de maior destaque: a marca Natal (brand), a infraestrutura das obras, a qualificação da mão de obra e a evolução da tecnologia da informação e telecomunicações. "Nós cristãos vemos a sigla A.C e D.C como antes e depois de Cristo. Passaremos a enxergá-la como Natal antes e depois da Copa", disse a prefeita usando-se de um jogo de linguagem.

Sobre o processo de pagamento das contrapartidas municipais, Micarla de Sousa afirmou que "foram realizadas algumas mexidas no orçamento do Município que irão viabilizar as contrapartidas". Para isto, ela confirmou que algumas obras que seriam inicialmente custeadas pelo Orçamento Geral do Município deixarão de ser executadas para que as contrapartidas das obras de mobilidade sejam honradas. Dentre elas incluem-se as desapropriações de aproximadamente 430 imóveis.

Quanto ao repasse dos recursos ao Município para o pagamento das intervenções, este se dará de forma gradual. "A liberação do dinheiro é feita de acordo com a execução das obras. A cada medição do que for concluído, o pagamento será feito", explicou o superintendente da CEF, Roberto Sérgio Linhares. Questionado sobre a possibilidade de Natal perder a linha de financiamento do (PAC- Copa do Mundo), caso as obras não sejam concluídas dentro do prazo estabelecido Linhares afirmou que todo o custeio está garantido.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/mobilidade-esta-garantida-em-natal/206569

Nenhum comentário:

Postar um comentário