sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Caern conclui obra em setembro

O trabalho de troca de tubulação da rede de esgotos na avenida Antônio Basílio, em Natal, altura do Armazém Pará, entre as ruas dos Tororós e Potiguares, prossegue até a próxima semana. Os serviços estão sendo realizados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) no sentido Lagoa Nova/Centro e na próxima semana a obra será iniciada na faixa no sentido Centro/Lagoa Nova. A previsão é de que em no máximo 30 dias o trecho esteja liberado.

O trânsito no local não foi interrompido sendo permitido que os carros trafeguem em uma faixa enquanto está sendo feito o assentamento de tubulação. A troca é necessária para fazer a nova interligação da rede que levará os efluentes da Zona Oeste da cidade até a Estação de Tratamento do Baldo.

Outra obra necessária para o escoamento dos esgotos até a ETE do Baldo está sendo realizada na rua Ary Parreiras, no Alecrim, trecho entre as ruas Borborema e Sílvio Pélico. Este trabalho é a troca do coletor tronco denominado CG3. Na Ary Parreiras o trabalho deve continuar até o dia 20 de agosto. O trecho desta obra é difícil porque o solo é argiloso e é necessário garantir que ela seja realizada de forma segura para evitar problemas com a segurança dos trabalhadores e das residências próximas.

O trabalho integra a execução dos serviços de reversão (transferência) dos efluentes da Bacia IS para a Estação de Tratamento de Esgotos do Baldo, a partir da Estação Elevatória Engenheira Waldelin Campos da Silva, na lagoa de São Conrado. Os dejetos atualmente vão para a lagoa aerada do bairro das Quintas. Mas com o funcionamento da ETE do Baldo, os esgotos agora serão coletados e tratados na Estação.

Para fazer a transferência, a nova tubulação vai conduzir os esgotos coletados em Dix-Sept Rosado, Lagoa Nova, Candelária e partes de Nazaré, Lagoa Seca e Alecrim, até a Estação Elevatória de Esgotos (EE), que será construída na Avenida Antônio Basílio, nas proximidades do Armazém Pará. A obra deve ser executada em 120 dias e vai custar mais de R$ 4 milhões. O novo coletor tronco CG3 terá uma extensão de 3,3 quilômetros. Uma nova rede coletora será construída para se interligar aos novos coletores e terá uma extensão de 2,3 quilômetros.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/caern-conclui-obra-em-setembro/156758

Nenhum comentário:

Postar um comentário